sábado, 17 de maio de 2008

Nariz de Boeing se desprende e cai na pista pouco antes da decolagem na Índia

O nariz do Boeing 777-222ER, prefixo VT-AIK, da Air India, se desprendeu e caiu no momento em que a aeronave estava estacionada no Aeroporto Internacional Mumbai Chhatrapati Shivaji, em Mumbai, Índia, na tarde de sexta-feira (16).

Embora não houvesse passageiros no interior da aeronave, foi um milagre o engenheiro que trabalhava sob o nariz ter escapado com vida. No momento em que percebeu a movimentação da estrutura ele se afastou rapidamente, escapando da provável morte por esmagamento.

O incidente ocorreu por volta das 13:30 (hora local) após Boeing 777-200 ER, batizado "Megh Malhar", ter sido posto para fora do hangar e estacionado na baia n º 48. A porta do Boeing estava aberta com o finger conectado à aeronave. Os passageiros ainda não tinham começado o embarque.

"Os engenheiros de manutenção aeronáutica estavam realizando a checagem padrão. Alguns estavam dentro da cabine e um deles estava sob o nariz do avião", disse uma fonte da companhia aérea.

"De repente, o nariz do avião começou a balançar e, em instantes, a estrutura se desprendeu e afundou no solo, fazendo parte da frente do avião tocar na pista", acrescentou a fonte.

Ninguém ficou ferido no acidente. A aeronave ia operar o vôo Dubai Bombaim-AI-717, previsto para às 14:45 (hora local).

Um porta-voz da Air India confirmou o incidente, dizendo que uma falha na estrutura do nariz levou ao problema. Importa, porém, que ainda não é conhecida a razão do porquê isso aconteceu. "Um avião alternativo foi fornecido para operar o vôo designado, o AI-717. Ela deixou o Aeroporto às 16 horas.", disse o porta-voz.

O incidente não afetou as operações no Aeroporto de Bombaim. "O avião será levado de volta para o hangar sem dificuldade", disse uma fonte.

Segundo algumas fontes, o avião envolvido no incidente foi o primeiro da série 777 fabricado pela Boeing.

Fontes: The Times of India / ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário