quarta-feira, 21 de maio de 2008

Profissão: Comissário de Vôo

Profissão com bom salário inicial conquista adeptos

Com as verbas rescisórias que recebeu como vendedora de uma loja de vestuário de um shopping, Daiana dos Santos Rodrigues, 23 anos, não teve dúvida: matriculou-se em um curso de formação de comissária de bordo. Motivada pelos amigos que haviam feito o curso e também pelo ex-namorado, piloto de monomotor, a jovem encarou o curso como uma oportunidade de ingressar em uma profissão promissora. Apagando a idéia pré-concebida de que o trabalho da comissária era apenas o de servir os passageiros de uma companhia aérea, Daiana entendeu que sua missão no ar é zelar pela segurança do vôo.

Uma das aulas mais surpreendentes, segundo a aluna que se forma no próximo dia 24, foi a do final de semana na selva, em Nazaré Paulista, durante aula de sobrevivência na mata, sem direito a banho, com pernoite em acampamento e alimentação à base de banana verde.

Logo após a formatura, a esbelta Daiana —1,67 de altura e 55 quilos de peso — vai arregaçar as mangas e enviar currículo para as 16 companhias e para ela, que chegou a cursar um ano de fisioterapia, a possibilidade de ingressar em uma profissão com salário inicial na faixa de R$ 3 mil após quatro meses de curso é vantajosa.

Segundo a diretora a escola de aviação Edapa, Ana Carolina Cid Vieira, uma turma de 88 alunos está se formando no curso de comissário de vôo, dos quais 18% são homens. O termo aeromoça, conta Ana Carolina, caiu em desuso sendo substituído no mercado pelas terminologia comissária (o) de bordo ou comissária (o) de vôo. "Nos últimos anos a aviação se popularizou e em alguns casos domina algumas rotas mais do que o transporte terrestre", conta.

A profissão, que um dia foi vista como um estereótipo de "garçonete de luxo", hoje é encarada como um agente de segurança no vôo. Para exercer a função recebe treinamento de sobrevivência, combate a incêndio, noções de primeiros-socorros. "A missão é promover o atendimento a bordo e a segurança no vôo", explica a diretora da escola. As alunas visitam o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, onde conhecem a torre de controle, área interna, check-in, Corpo de Bombeiros e participam de um treinamento de segurança.

O curso na Edapa tem duração de quatro meses, com 248 horas de carga horária, superando a exigência da Anac que é de 159 horas. Além da turmas de segunda a sexta, com opção de dois períodos, quem vem de fora pode fazer o curso aos sábados, com um domingo por mês, em período integral. Uma das principais vantagens da profissão é a rápida formação e o ingresso no mercado de trabalho com salário-base acrescido de diárias pagas pelas companhias, e a remuneração também varia conforme o número de vôos, o que gera salários de R$ 2 mil a R$ 3 mil no início da carreira.

Língua

"O domínio de uma língua estrangeira possibilita participar da seleção para vôo internacional, o que agrega uma diferença no salário", explica Ana Carolina. Outra possibilidade de aumento na remuneração é seguir carreira na companhia e se tornar chefe de equipe, o que acrescenta de R$ 600,00 a R$ 800,00 no salário.

Após obter média 7 nas avaliações das escolas de aviação civil, o candidato a comissário de bordo deve se submeter à avaliação da Anac, aplicada em 1 hora e 45 minutos com 80 questões alternativas. Ana Carolina calcula que em média, entre 40% e 50% das formadas conquistam o primeiro emprego logo após a conclusão do curso. "A cada ano as empresas adquirem uma nova aeronave, sem contar a chegada de companhias aéreas como a Azul que deverá ingressar no mercado com 40 aeronaves", diz. Hoje, Viracopos conta com oito vôos da Gol e 11 vôos da TAM e está chegando a Air Minas.

Segmento é promissor

Em processo de expansão graças à popularização do preço das passagens e de um novo posicionamento das companhias aéreas, o mercado da aviação civil é altamente promissor. Segundo a assessoria de imprensa da Gol, o quadro atual de comissários de bordo da empresa é formando por dois mil funcionário entre comissários homens e mulheres. A companhia considera como características desejáveis em um candidato a boa dicção, conhecimento de um idioma estrangeiro, empatia, desenvoltura par lidar com o público, saber tomar decisões rápidas. Gostar de voar é uma exigência que dispensa comentário. Outra vantagem para o profissional da área é a existência de um plano de carreira no qual permite que o comissário ingresse como começa como comissário auxiliar, podendo concorrer a uma promoção para chefe de cabine e posteriormente, através da avaliação da chefia de comissários, chegue a instrutor e examinador.

A Gol seleciona candidatos por meio de currículos enviados e analisados pela companhia.

SHEILA VIEIRA
Da
Agência Anhangüera

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