terça-feira, 13 de maio de 2008

'Nova' torre de Congonhas é a mais moderna do Brasil, diz Aeronáutica

Sala tem novos equipamentos, que incluem controle automático de luz e temperatura.

Modernização da torre, iniciada em setembro de 2007, terminou em 9 de maio.


Novos equipamentos de Congonhas são os mais modernos do país, de acordo com a Força Aérea Brasileira

A torre de controle do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, começa a operar ainda nesta semana com os equipamentos apontados pela Aeronáutica como os mais modernos do país. "Ela foi escolhida justamente porque é a que tem mais movimento", afirma o coronel Jeferson Ghisi Costa, chefe do Serviço Regional de Proteção ao Vôo de São Paulo (SRPV-SP). A reforma custou R$ 3,5 milhões.

Segundo a Aeronáutica, a torre, que foi inaugurada no fim dos anos 40, é tombada, por isso a fachada não pôde ser alterada e recebeu pintura nas cores originais: laranja e branco.

Os estudos para a revitalização da torre começaram no início de 2003. O projeto, elaborado em seguida, passou por uma revisão dois anos depois. No entanto, a implementação, coordenada por uma empresa austríaca, só foi iniciada em setembro de 2007, cerca de dois meses depois da tragédia da TAM no aeroporto. Mas, de acordo com o coronel, a modernização não tem "nada a ver" com o acidente.

Entre as mudanças, estão itens que garantirão mais conforto aos 49 controladores que se revezam na torre. Eles tiveram a sala de estar, que fica embaixo da torre, reformada. No local, agora há, além de geladeira e aparelho de microondas novos, uma TV de tela plana.

A reforma da torre custou R$ 3,5 milhões

Outras modificações dizem respeito à comodidade da própria sala de controle. As novas poltronas são ergométricas, assim com os monitores operados por cada controlador. O sistema de ar condicionado e a luminosidade da torre poderão ser controlados automaticamente. Apertando-se um comando na tela do computador, é possível determinar, para cada uma das sete janelas, a descida de uma espécie de cortina de insulfilm. A torre recebeu ainda um tratamento anti-ruído, devido à proximidade com a pista.

A revitalização também promete mais agilidade. Informações como a temperatura em outros aeroportos, que antes precisavam ser checadas por telefone, por exemplo, estarão disponíveis no sistema. "Ganhamos em otimização de recursos e ferramentas para os controladores", diz o coronel Ghisi.

Torre 'móvel'

Para aprender a operar os novos equipamentos, os controladores tiveram 20 horas de aulas teóricas e 35 horas de aulas práticas. Desde que começou a revitalização, eles estão em uma torre provisória ao lado da principal. Nesta segunda-feira (12), já operavam com parte dos novos sistemas ali mesmo. "Montamos uma torre paralela para não contingenciar as operações no aeroporto", justifica o coronel.

A mudança para a torre revitalizada deve ser feita gradualmente, começando nesta terça-feira (13) e sendo concluída no máximo até o dia seguinte. Depois, a torre provisória deverá ser transferida a Jundiaí, no interior de São Paulo. As próximas cidades a terem a torre revitalizada deverão ser Campo Grande (MS) e Fortaleza (CE).

Fonte: G1 - Fotos: Isabela Noronha (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário