quarta-feira, 7 de maio de 2008

Velho avião cai nos EUA matando pai e filho

Um avião Yakovlev Yak-52, prefixo N62813, registrado para Benjamin Runyan, caiu na sexta-feira (02) à tarde numa área rural entre Vancouver e Camas, no estado americano de Whashington matando seus dois ocupantes. Pai e filho foram encontrados mortos nos destroços, disseram as autoridades estaduais e federais.

O Yakovlev Yak-52 caiu por volta das 16:30 (hora local), durante um vôo para Vancouver a partir de Klamath Falls, no Oregon, afirmou Mike Fergus, porta-voz da FAA (Federal Aviation Administration), em Seattle, Vancouver e um bombeiro de Vancouver, o Capitão Kevin Murray.

Não havia fogo, mas a fuselagem do avião foi encontrada separada em duas partes em um pasto em grande parte rodeada por árvores, disse Murray.

Ele identificou as pessoas que morreram no acidente como o piloto, Benjamin J. Runyan, 66, um piloto aposentado da Delta Airlines - que era proprietário de uma pista privada na área e o passageiro, seu filho, Benjamin Runyan Jr., 31, de Houston.

Um dia antes, um avião do mesmo modelo realizou um pouso de emergência na Romênia.

Sobre o Yakovlev Yak-52

Um Yak-52, o prefixo G-FLSH, decolando na Inglaterra

O primeiro Yak-52 voou em 1976, após ter sido concebido como um avião de treinamento para estudantes mais avançados que mais tarde iriam voar aviões soviéticos a jato.

Foram produzidos mais de 1.800 Yak-52 e mais de 1.200 permanecem em operação em todo o mundo, de acordo com o Website www.warbirdalley.com. O Yak-52 é agora fabricado pela Aerostar em Bacau, Romênia e é pilotado em shows aéreos em países que vão desde os Estados Unidos até a Nova Zelândia.

O avião que se acidentou foi um velho avião militar da antiga União Soviética que Runyan tinha restaurado.

Fontes: StatesmanJournal.com / ASN - Foto: Airlines

Nenhum comentário:

Postar um comentário