terça-feira, 24 de junho de 2008

Avião cai em Porto Rico matando dois médicos

Um forte golpe de vento pode ter arrancado a hélice antes da queda do avião, a uns 300 pés de altitude.


Como fazia quase todos os finais de semana, o doutor Angel Luis “Luisi” García, de 49 anos, decidiu - no domingo (22) - liberar o estresse pilotando seu avião monomotor sobre o Valle de Lajas, em Porto Rico.

Nesta ocasião o acompanhava um jovem médico que estava fazendo sua residência no Hospital Metropolitano de San Germán, onde ele atende seus pacientes.

Quando García sobrevoava o vale junto com o doutor Michael Crespo Rohena, de 30 anos, que terminaria sua residência no próximo domindo, toparam com uma rajada de vento que, presume-se, arrancou a hélice e lançou o avião Rans Coyote 2, prefixo N131PR, de bico ao solo, segundo informou o fiscal Orlando Velázquez, que investigou o acidente.

Quando os paramédicos chegaram para prestar os primeiros socorros, encontraram os corpos dos médicos debaixo dos destroços da pequena aeronave, cujo nariz ficou encravado no terreno. Ambos morreram instantaneamente.

“Esse era seu ‘hobby’ para distrair-se e liberar o estresse que a carreira de médico ocasiona. Era um grande ser humano. Seu nome era Ángel e de verdade era meu anjo. Me ajudou bastante. É uma perda irreparável”, expressou entre soluços a doutora Johanna Camacho, companheira de trabalho.

Camacho completou dizendo que García era um médico que “dava tudo de si para seus pacientes”.

A jovem informou, também, que Crespo Rohena, natural de Bayamón, terminou seus estudos em medicina geral no ano passado na Universidade Autônoma de Guadalajara e estava há um ano fazendo sua residência no Hospital Metropolitano, onde conheceu García.

Caída vertical, súbita

O acidente ocorreu antes do meio-dia e os corpos foram resgatados despois das 15:30 (hora local). Durante esse tempo, os cadáveres ficaram a vista de familiares e amigos, o que tornou mais dolorosa a situação para eles.

Testemunhas disseram que a aeronave estava a uns 300 pés de altura quando caiu. Informaram, também, que García havia decolado do aeroporto de Mayagüez.

Horas mais tarde, a Agência Federal de Aviación (FAA) assumiu a jurisdição sobre a investigação da causa do acidente.

Fontes: El Nuevo Día (Porto Rico) / ASN - Fotos: Juan Luis Valentín

Nenhum comentário:

Postar um comentário