sábado, 21 de junho de 2008

Boeing realiza testes finais na parte elétrica do 787 Dreamliner

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

Pela primeira vez, a Boeing completou a seqüência ‘Power On’ – quando um avião tem todo o seu sistema elétrico ligado pela primeira vez – do 787 Dreamliner. Este é o passo final para a preparação do seu primeiro vôo – previsto para o final deste ano.

A fase de ‘Power On’ é composta por uma complexa série de testes que trazem a eletricidade ao avião, indispensável para a realização de testes de funções que dependem do sistema elétrico da aeronave. O 787 é o avião com o maior número de sistemas tradicionais (pneumáticos, de ar comprimido, entre outros) sendo substituídos por sistemas eletrônicos.

“A equipe tem feito grandes progressos, ao trazer toda a inovação do 787 para a realidade,” disse Pat Shanahan, vice-presidente e gerente geral do Programa 787. “Ainda há muito trabalho a ser feito entre agora e o primeiro vôo, mas, a cada passo que avançamos, crescemos em confiança”, explica Shanahan.

A seqüência dos testes elétricos teve início no começo de junho, com uma série de testes preliminares e checagens contínuas para a verificação da correta conectividade de todo o cabeamento do avião. Após finalizar a fase de testes e checagens, a equipe da Boeing conectou o avião a uma fonte de energia externa a fim de, lentamente, fazer a eletricidade percorrer o corpo da aeronave, trazendo a energia, pouco a pouco, a cada seção de sistemas do avião, começando pela cabine. A partir de então, os controles do piloto foram usados para direcionar a adição de novos sistemas à grade de força.

A medida que os testes avançaram, a energia ia sendo deixada nas áreas e uma escala de precisão foi utilizada para acertar o nível correto de eletricidade desejada para cada parte específica do avião.

“Somos categóricos ao assegurar a integridade dos sistemas do avião,” disse Shanahan. “Em completando a seqüência ‘Power On’, íamos verificando que a distribuição elétrica e sua instalação, aconteciam conforme o planejado”, conclui.

A partir das 9hs (horário de Brasília) de segunda-feira, 23 de junho, mais detalhes sobre a seqüência de testes ‘Power On’ serão exibidos no site www.boeing.com e www.newairplane.com.

Para finalizar o 787 e encaminhá-lo à fase final de testes, o trabalho continuará até que o ele possa estar pronto para as primeiras operações. O primeiro vôo é esperado para o quarto trimestre.

O Boeing 787 Dreamliner é o jato de médio porte mais eficiente no consumo de combustível, capaz de servir às rotas de longa distancia. Estima-se que o 787 entre em serviço em 2009, após uma exaustiva série de testes rigorosos.

Fonte: Aviação Brasil - Foto: Rolls-Royce

Nenhum comentário:

Postar um comentário