quinta-feira, 26 de junho de 2008

Primeiro avião de transporte militar feito na Europa é apresentado na Espanha

O Rei da Espanha Juan Carlos no cockpit do A400M


O primeiro avião de transporte militar de fabricação européia, o A400M, foi apresentado hoje em Sevilha em um ato presidido pelo rei Juan Carlos da Espanha, acompanhado dos responsáveis pelo consórcio aeronáutico europeu EADS.

O A400M é um avião de transporte militar de quatro motores, que pode carregar até 37 toneladas, com capacidade para levar helicópteros e até 120 soldados com seu equipamento.

A EADS (European Aeronautic Defence and Space Company), responsável pela aeronave, inclui a fabricante de aviões Airbus, a Eurocopter, o maior fornecedor de helicópteros do mundo, e a EADS Astrium, líder europeu em programas espaciais.

O presidente da EADS, Louis Gallois, disse que o ato de apresentação de hoje demonstra sua determinação "para mostrar que a EADS pode desenhar e produzir um avião de transporte militar que vai estabelecer novos padrões e abrir novos potenciais nos mercados internacionais".

Gallois acrescentou que o avião servirá também para justificar a confiança que os clientes depositaram neles.

Carlos Suárez, chefe executivo da parte militar da Airbus, disse que hoje é um grande dia para a indústria e que o novo avião é "o resultado dos esforços combinados e da determinação de todos os envolvidos no programa.

O primeiro vôo de teste do novo avião está previsto para acontecer em dois ou três meses.

O projeto do avião A400M, caracterizado por sua grande versatilidade, foi lançado em 2003, com 180 encomendas de sete países europeus. Atualmente, são 192 pedidos.

Seu custo inicial foi de 20 bilhões de euros (US$ 31,400 bilhões), ao qual se deve somar a despesa causada pelos atrasos de mais de um ano e meio, e que exigiu cerca de 1 bilhão de euros em 2007.

Bélgica, França, Luxemburgo, Alemanha, Espanha, Turquia e o Reino Unido, são os países que participaram com suas encomendas no programa inicial. Depois vieram Malásia e África do Sul.

Fonte: EFE - Foto: Reuters e DPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário