sábado, 21 de junho de 2008

Fitch coloca ratings de companhias aéreas brasileiras em perspectiva negativa

A agência de classificação de risco Fitch Ratings alterou, de estável para negativa, a perspectiva das notas das duas principais empresas aéreas brasileiras, TAM e Gol. A agência diz acreditar que as perspectivas para o setor de aviação global no curto prazo devem continuar difíceis, não sendo exceção para o mercado brasileiro. Segundo a nota, a perspectiva negativa reflete as preocupações da Fitch com relação aos "desafios que a indústria deverá enfrentar, a curto prazo, sendo um dos fatores predominantes a elevação dos preços dos combustíveis, que deverá atrasar a melhoria do desempenho operacional e a recuperação da rentabilidade e que permitiria que as empresas atingissem índices de crédito mais adequados à atual categoria de rating".

-As duas empresas aéreas precisarão se concentrar no incremento de yields, controles mais rígidos dos custos não-combustível, disciplina na capacidade de oferta e preservação da liquidez - afirmou a analista da Fitch, Debora Jalles.

- Acreditamos que a capacidade das empresas de restaurar yields e taxas de ocupação será um fator fundamental para a melhora da rentabilidade. O aumento sem precedentes do preço do petróleo bruto nos últimos meses deverá pressionar cada vez mais as margens e a capacidade de geração de fluxo de caixa das empresas, até o fim do ano. A capacidade da indústria de repassar a elevação dos custos aos seus clientes será um fator primordial, já que as operações de hedge e sobretaxas de combustível nos vôos internacionais só conseguirão compensar menos da metade do aumento dos preços dos combustíveis. Até 2007, os aumentos dos preços do petróleo foram, em grande parte, compensados pela valorização da moeda local -acrescentou a analista.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário