quinta-feira, 26 de junho de 2008

Pilotos dormem em pleno vôo e se desviam da rota na Índia

Dupla tirou 'soneca' e teve de ser acordada pela torre de controle, diz jornal.

Autoridades negam e dizem que houve apenas uma 'falha de comunicação'.


Um avião da Air India que deveria pousar em Mumbai passou do destino e seguiu em direção a Goa porque seus dois pilotos estavam dormindo. Eles tiveram de ser acordados pelo controle de tráfego aéreo, segundo o jornal "The Times of India".

O caso ocorreu duas semanas atrás, mas foi revelado pelo jornal apenas nesta quinta-feira (26).

Cerca de 100 passageiros estavam a bordo quando o incidente ocorreu. O avião partiu de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e se dirigia na direção da cidade indiana de Jaipur antes de virar para Mumbai. Neste ponto, ambos os pilotos teriam adormecido.

"Depois de ter feito um vôo de madrugada, o nível de fadiga subiu - e os pilotos adormeceram", disse a fonte, que não foi identificada pelo jornal,

O avião voou para Mumbai no piloto automático e, quando os controladores de vôo tentaram ajudá-lo a pousar, os pilotos pareciam ignorar as instruções e seguiam em velocidade máxima e sem baixar de atitude rumo a Goa.

Finalmente, o controle de tráfico soou um alarme que acordou os pilotos, e eles viraram a aeronave rumo ao destino certo.

A Air India disse que estava coletando informações sobre o incidente. O responsável pelo aeroporto de Mumbai disse que o avião sofreu uma "falha de comunicação" e que os pilotos não tiraram uma soneca a bordo. Mas algumas fontes disseram ao jornal que as autoridades estavam tentando esconder o caso.

Fonte: AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário