sábado, 14 de junho de 2008

Aterrissagem de Airbus na Base de Monte Real, em Portugal, assusta população

A aterragem de um avião comercial Airbus 31o na Base Aérea de Monte Real (BA5) assustou os moradores das localidades dos arredores da base, que não estão habituadas a ver aviões tão pesados a aterrar na pista.

Testemunhas no local estranharam a aterragem do avião naquela pista militar, receando que se tivesse tratado de um desvio de rota por alguma razão de segurança, mas segundo a NAV não se trata de um voo civil.

Nas imediações da base aérea não se registou qualquer movimento anormal.

O avião aterrou a meio da tarde na pista, transportando a bordo técnicos da empresa Airbus, conhecida pelo fabrico da maioria dos aviões comerciais utilizados nas companhias aéreas internacionais.

A aeronave foi fretada pela Força Aérea Espanhola que já tinha como destino a BA 5, afirmou fonte oficial da Navegação Aérea de Portugal (NAV).

Segundo fonte do Gabinete de Relações Públicas da Força Aérea Portuguesa (FAP), o avião comercial aterrou na base, transportando a bordo um grupo de técnicos da empresa que está a desenvolver uma plataforma de reabastecimento de aeronaves durante os voos. “O objectivo é a troca de informações entre os técnicos portugueses e os da Airbus sobre o projecto que está a ser desenvolvido pela empresa. A aterragem estava programada”, sustentou o porta-voz da FAP.

Fonte: Diário de Leiria (Portugal)

Avião Airbus A310 avistado na região serve para abastecer caças em voo

O voo a baixa altitude de um avião Airbus A310, ao início da tarde de hoje na região de Leiria, está integrado nas actividades de uma reunião que está a decorrer em Monte Real, explicou ao Região de Leiria, António Seabra, relações públicas do Estado Maior da Força Aérea.

De acordo com este responsável, Portugal, através da Força Aérea, está a participar num projecto que integra o consórcio EADS/CASA. E o avião que foi avistado ao início da tarde nos céus da região, motivando a curiosidade de quem testemunhou a situação, é usado para o abastecimento, em voo, de aeronaves de caça.

António Seabra compreende que a aeronave tenha causado algum espanto, atendendo ao facto de não ser comum a presença deste tipo de aviões em Monte Real.

De facto, de acordo com o número de Janeiro e Fevereiro da revista da especialidade, Mais Alto, a empresa espanhola EADS-CASA está a desenvolver um sistema “boom” (sistema para reabastecer em voo aeronaves do tipo dos F-16) a integrar em aeronaves Airbus. Este sistema ARBS (Advanced Refuling Boom System) está a ser desenvolvido num A310 e tem algumas capacidades ímpares comparativamente a outros já integrados em aeronaves reabastecedoras.

A Força Aérea Portuguesa está a colaborar directamente no desenvolvimento deste projecto.

Fonte: Região de Leiria (Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário