terça-feira, 17 de junho de 2008

Avião da FAB é alvo de vandalismo em Itapeva

Aparelho estava sendo utilizado pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Após pousar em Itapeva, Learjet sofreu danos em um dos pneus e em uma turbina.




Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi danificado em um ato de vandalismo no interior de São Paulo, no sábado (14). O avião, um modelo Learjet, estava sendo usado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que visitava cidades da região sudoeste do Estado.

No aeroporto de Itapeva, a 284 km da capital, homens não identificados teriam cortado vários fios de uma das turbinas e destruído algumas peças do avião.

No domingo (15), um outro avião da Força Aérea teve que vir de Recife para buscar o deputado e, nesta segunda-feira (16), um terceiro aparelho esteve em Itapeva para levar peças para a aeronave, que continua no aeroporto recebendo manutenção.

Depois que o deputado chegou no sábado, por volta das 9h da manhã, o aparelho ficou no aeroclube e a tripulação, formada por um major e um capitão da Aeronáutica, foi para um hotel da cidade. O deputado, por sua vez, e dois assessores foram visitar as cidades de Buri (252 km da capital) Itapeva e Itararé (333 km da capital), no sudoeste do estado.

O avião ficou sozinho e teve parte da turbina esquerda destruída, o que danificou o sistema hidráulico. No começo da tarde, policiais da Guarda Municipal chegaram no aeroporto e notaram que a aeronave tinha sido avariada.

A FAB confirmou os danos ao avião. Os principais seriam um problema no pneu e outro na turbina.

Na delegacia de Itapeva, não foi registrado um boletim de ocorrência, mas, segundo testemunhas, peritos estiveram no local. No domingo, o outro avião da FAB que veio de Recife buscar o deputado deixou seis mecânicos na cidade.

Nesta segunda, por volta de 14h10, o terceiro avião trouxe peças e mais dois mecânicos. O Learjet deverá seguir nesta terça (17) para Pirassununga, a 213 km da capital, para uma avaliação mais detalhada dos estragos. O aeroclube de Itapeva tem apenas um hangar e fica ao lado de uma favela.

Sem retorno

Por volta das 21h35 desta segunda-feira (16), o G1 tentou contato com dois assessores de imprensa do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e com o próprio parlamentar. Dos quatro telefones celulares da assessoria, três estavam desligados. O outro estava ligado, mas ninguém o atendeu.

O G1 também ligou, por volta das 21h50 desta segunda, para dois celulares do próprio Chinaglia, mas nenhum dos dois foi atendido. A reportagem deixou recado nas caixas postais de dois telefones da assessoria e, ainda, nos dois particulares do parlamentar.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário