sexta-feira, 6 de junho de 2008

Bilionário Paul Allen exibe coleção de aviões da 2a Guerra

Uma coleção rara de aviões da 2a Guerra Mundial de cinco países, de propriedade do bilionário Paul Allen, co-fundador da Microsoft, foi aberta à visitação pública em um novo museu.

A Coleção Legado Voador exibirá 15 aviões, sendo a maioria aeronaves de combate importantes de cinco países que participaram da 2a Guerra Mundial - Alemanha, Rússia, Japão, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

O museu foi aberto nesta sexta-feira (06), no 64o aniversário do Dia D, que marcou o início da invasão da Normandia pelas forças aliadas, no campo Paine em Everett, Washington, a 40 quilômetros ao norte de Seattle.

Paul Allen, cujo pai integrou a segunda onda de soldados americanos a desembarcar na praia Omaha durante a invasão, comprou os aviões ao longo dos últimos dez anos e restaurou a maioria deles, usando materiais e peças originais.

"Para quem curte aviões, estas são as jóias da coroa", disse Adrian Hunt, diretor executivo da Coleção Legado Voador. "Seu valor é inestimável."

A coleção inclui um exemplar único do avião de hélice Focke-Wulf Fw 190D-13 Dora, introduzido pelos alemães perto do final da guerra, e do primeiro avião movido a foguete no mundo, o Messerschmitt 163B Komet, também da Alemanha.

Há também um P-51D Mustang, o avião de combate americano visto como responsável pela vitória na guerra aérea na Europa, e a aeronave japonesa Mitsubishi A6M3-22 Zero-Sen, considerada o primeiro caça estratégico do mundo.

Paul Allen, que fundou a Microsoft em 1975 com seu amigo de infância Bill Gates, disse que começou a se interessar por aviões da 2a Guerra Mundial quando montava modelos de aviões, ainda menino, e então passou a apreciar os grandes avanços feitos na aviação na época da guerra.

A exposição inclui desde aviões mais antigos feitos de madeira e tecido, como o Polikarpov U-2/PO-2, um avião de cabina aberta pilotado por aviadoras soviéticas que faziam incursões noturnas contra os alemães, até o inovador Komet, que usava tecnologia de foguete e se tornou o ponto de partida do programa espacial norte-americano.

Avaliado pela Forbes em 2008 como o 41o homem mais rico do mundo, com fortuna líquida estimada em 16 bilhões de dólares, Paul Allen também fundou em Seattle um museu da música que inclui a guitarra com a qual Jimi Hendrix tocou em Woodstock.

O bilionário recluso também financiou o SpaceShipOne, avião que completou o primeiro vôo espacial humano realizado com financiamento privado.

Fontes: G1 / Reuters - Fotos: The Seattle Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário