quinta-feira, 5 de junho de 2008

EUA querem inspecionar aviões provenientes da Venezuela

As autoridades americanas pediram que a Venezuela permita a aplicação da sua legislação antiterrorista com o objetivo de inspecionar os aviões do país com destino aos Estados Unidos, de acordo com um responsável americano, citado nesta quinta-feira pela imprensa venezuelana.

"Os inspetores americanos não puderam verificar de maneira adequada se o sistema aeronáutico venezuelano está vulnerável em relação ao terrorismo e a segurança aeroportuária", afirmou Christopher White, porta-voz da agência federal responsável pela segurança nos transportes (TSA).

Essa agência, criada após os atentados de 11 de setembro, tem como objetivo coordenar, junto com as autoridades nacionais, as inspeções das áreas aeroportuárias e os aviões que se dirigem aos Estados Unidos.

Os funcionários americanos desejam desta forma ter acesso aos 88 aviões que decolam semanalmente da Venezuela rumo aos Estados Unidos, como ocorre na maior parte dos países.

O porta-voz da agência americana, contudo, considerou que era "provável" chegar a um acordo com as autoridades aeronáuticas venezuelanas, em um artigo publicado pelo jornal El Universal.

A Venezuela, dirigida pelo presidente socialista Hugo Chávez, mantém relações conflituosas com os Estados Unidos, que é considerado regularmente como um país "imperialista".

Caracas rompeu há vários anos a cooperação com a Agência Antidrogas americana (DEA), acusando-a de espionagem.

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário