sábado, 14 de junho de 2008

Infraero instala redes de captura de pássaros no aeroporto de Brasília

Redes de captura vão dar mais segurança às viagens de avião.

Só este ano, 11 incidentes aéreos envolvendo aves foram registrados.



Para evitar que pássaros que voam nas áreas próximas ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek causem acidentes aéreos, a Infraero instalou redes de captura na região. Segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), somente neste ano foram registrados 11 incidentes aéreos envolvendo aves em Brasília. São dois a mais que o número registrado durante todo o ano passado.

Duas redes de náilon foram instaladas, estrategicamente, na cabeceira da pista nova para capturar os pássaros. Para a superintendente do aeroporto, Tânia Mara, a medida já apresentou efeitos. Segundo ela, outras providências estão sendo tomadas para afastar as aves da região.

“Fazemos inspeções periódicas nas áreas ao redor das pistas, no sentido de eliminar qualquer foco de alimento ou proliferação de ninhos para que as aves não retornem ao aeroporto. Nós fizemos essa parceria com o Ibama agora porque não tínhamos a técnica para preservar o meio ambiente”, afirma a superintendente do aeroporto.

As aves que ficam presas na rede são capturadas e levadas para um centro de triagem pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A bióloga Regina Macedo explica que, para não machucar as aves, somente pessoas especializadas podem tirar os pássaros da rede. Para ela, outras soluções simples podem ajudar.

“A modificação da paisagem seria adequada porque essas aves gostam de locais abertos, com campo e grama. Também podem ser colocados modelos pintados de predadores para evitar a ocupação do local por outras aves”, sugere Regina Macedo.

Até hoje, as colisões entre aves e aviões provocaram apenas prejuízos econômicos e transtornos aos passageiros e às companhias aéreas. Nunca houve acidente grave, envolvendo vítimas. Mas, com o aumento das ocorrências, a Infraero já pensa em instalar outras redes pelo aeroporto. A instalação de redes de captura em aeroportos não é inédita e é uma das técnicas mais usadas em ações emergenciais.

Fontes: G1 / Bom Dia DF (TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário