sexta-feira, 6 de junho de 2008

Venezuela lança mísseis durante exercício militar no Caribe

Esse é o primeiro lançamento de mísseis de unidade naval nos últimos 13 anos.

Exercício foi feito no mesmo local que avião dos EUA violou espaço aéreo venezuelano.


Navio venezuelano testa míssil durante exercício militar realizado no mesmo cenário no qual, em 17 de maio, um avião dos Estados Unidos invadiu o espaço aéreo venezuelano

Unidades da Marinha e da Força Aérea da Venezuela realizaram nesta sexta-feira (6) uma manobra militar na qual lançaram mísseis de um avião de fabricação russa e de uma fragata, em águas territoriais próximas à base naval da ilha de La Orchila, 185 km ao norte de Caracas, no mar do Caribe.

O exercício militar, inédito nos quase 10 anos em que o presidente Hugo Chávez está no poder, foi realizado no mesmo cenário no qual, em 17 de maio, um avião dos Estados Unidos violou "acidentalmente" o espaço aéreo venezuelano.

"Autorizo o lançamento de mísseis sobre unidades inimigas", ordenou o ministro da Defesa, Gustavo Rangel Briceño, durante a transmissão ao vivo pela televisão estatal da manobra conjunta denominada "Pátria Socialista 2008".

Esse é o primeiro lançamento de mísseis através de uma unidade naval nos últimos 13 anos. Outro míssil foi lançado de um avião caça Sokhoi 30, comprado em 2007. Segundo o ministro, os objetivos do teste foram alcançados.

A operação de treinamento foi feita em um contexto de uma "guerra de resistência" do tipo "assimétrico", que envolve unidades da reserva em um exercício que irá se prolongar até o fim de semana, anunciou o ministro,

A antiga Escola das Américas dos Estados Unidos, "nos educava antes para a dominação do povo, hoje nos sentimos verdadeiramente venezuelanos porque temos sido capazes de desenvolver nossas doutrinas", disse o ministro.

Além do lançamento dos mísseis terra-terra e ar-terra, o exercício inclui a detonação de uma bomba KAB de 500 quilogramas.

Os projéteis KH 59 e KH 29 de ar-terra utilizados possuem um alcance máximo de 120 e 80 quilômetros, respectivamente.

Durante a manobra militar, quatro aviões de fabricação russa voaram em formação.

Fonte: France Presse - Foto: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário