terça-feira, 28 de abril de 2009

Aeroporto da capital do México implementa medidas contra a gripe suína

Funcionários do aeroporto da Cidade do México (foto acima) estão entregando um folheto a todos os passageiros recém-chegados à capital, no qual o governo mexicano explica os riscos que estas pessoas podem enfrentar no país devido ao surto de gripe suína.

"Presenciamos um novo vírus de gripe, o que provocou uma epidemia respiratória até agora controlável", explica o texto.

Em seguida, os passageiros são obrigados a preencher um formulário, com perguntas que podem ser respondidas apenas por "sim" ou "não" e que "ajudarão" a descobrir se o recém-chegado é portador do vírus da gripe suína.

A pessoa deve responder se está com mais de 39 graus de febre, se sente fortes dores de cabeça, musculares ou nas articulações, se seus olhos estão irritados, entre outros.

Se o passageiro apresentar todos estes sintomas, o formulário pede para adiar sua visita pelo país e realizar uma consulta médica.

A advertência é reiterada também pelos alto-falantes do aeroporto.

Pelo menos 80% dos poucos passageiros que recebem estas mensagens usam máscaras cirúrgicas, ao passar pelo controle de passaportes e preencher o formulário sobre o estado de saúde.

Essas formalidades são realizadas em um clima silencioso, sem o típico barulho de épocas normais.

As diferenças são notadas inclusive antes da chegada ao México, pois os voos ao país são realizados em aviões esvaziados, e as autoridades do aeroporto do país de origem atendem os passageiros já com luvas e máscaras cirúrgicas.

Fonte: ANSA - Foto: AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário