segunda-feira, 27 de abril de 2009

Companhia aérea quer ligar São Tomé e Príncipe ao Brasil

A STP Airways, companhia aérea de São Tomé e Príncipe, está estudando novas rotas para ligar os países de língua portuguesa, com planos para unir o arquipélago ao Brasil.

"Já estamos voando Lisboa-São Tomé. Futuramente, vamos incluir São Tomé-Luanda, Luanda-São Tomé-Brasil e Brasil-São Tomé-Lisboa", disse à Agência Lusa o diretor de Relações Públicas da EuroAtlantic Airways, José Caetano Pestana.

São Tomé funcionará como hub entre o Brasil, África e Europa, disse o empresário.

Localização de São Tomé e Príncipe, na costa africana

No momento, a STP Airways, que tem como acionistas a portuguesa EuroAtlantic Airways, de Tomáz Metello e Grupo Pestana, está trabalhando com a autoridade aérea de Angola, com vista às ligações a Luanda.

"Depois faremos o mesmo no Brasil", afirmou Pestana, que preferiu não estabelecer datas. Em breve, a companhia fará uma apresentação oficial em São Tomé e Luanda.

Pestana esteve em Fortaleza, para a 18ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM), a maior feira de turismo do país, que termina neste domingo.

Projetos

Somente em abril, a STP Airways começou a utilizar o Galileo, um sistema mundial de reservas que serve a mais de 500 companhias aéreas.

Agora, poderá definir a montagem de uma malha com horários para integração a programas de voos de outras companhias.

"O que nos interessa é, sobretudo, ter horários compatíveis com empresas como TAP, TAM ou Varig, por exemplo. Portanto, esse trabalho é o que estamos a começar a fazer", esclareceu.

José Caetano Pestana anunciou ainda que a EuroAtlantic Airways também tem planos para trabalhar entre a Europa, África e Brasil no setor de cargas, ressaltando que a ideia da companhia sempre foi privilegiar os países de língua portuguesa.

"Será a primeira companhia aérea portuguesa a ter aviões cargueiros de grande porte em longo curso a operar no mundo inteiro". Além disso, vai trabalhar em Cuba, com base em parcerias de aeronaves para a aviação cubana.

Empresa

"Dentro das próximas semanas, a EuroAtlantic irá apresentar os resultados e, nessa altura, irá fazer novas revelações" disse Pestana, ressaltando que será a "única transportadora aérea do país com resultados positivos".

Dados já divulgados indicam o faturamento da EuroAtlantic, na ordem de 100 milhões de euros, com um crescimento de 4% em relação a 2007 e uma evolução nos resultados líquidos de cerca de 15%, para 14,5 milhões de euros.

A portuguesa EuroAtlantic é sócia majoritária da STP Airways, com 37% de capital, e tem a gestão da transportadora.

Participam ainda do capital da STP Airways o Governo são-tomense (35%), Banco Equador (17%) e GIAS (17%).

Fonte: Agência Lusa - Mapa: Vardion (Wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário