quarta-feira, 29 de abril de 2009

Nelson Jobim confirma Batalhão de Aviação em Campo Grande (MS)

A Defesa Nacional acredita que a implantação do 3º Bavex (Batalhão de Aviação do Exército) em Campo Grande será de grande valor para a segurança na fronteira do país.

Com a criação do batalhão em Campo Grande ficará mais prático executar o projeto “Zona Protegida da Amazônia ao Pantanal”, que forma a linha fronteriça de 15.727 quilômetros, segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

De acordo com o General de Exército, Renato Joaquim Ferrarezi, que assumiu o comando do CMO (Comando Militar do Oeste) na manhã de terça-feira, 28, o batalhão será formado por cerca de 90 oficiais de Taubaté. A implantação deve ser concluída em 2010.

Fonte: Reginaldo Rizzo (Capital News)

O 3º Batalhão de Aviação do Exército

O 3º Batalhão de Aviação do Exército é uma das mais recentes unidades aéreas surgidas com a última reestruturação pela qual passou a Aviação do Exército, sendo criado em 17 de agosto de 1993, data em que comemora seu aniversário. Integrando a Força de Ação Rápida do Exército, cuja missão é atuar rapidamente onde houver conflitos no território nacional, a unidade é composta de profissionais adestrados na arte de voar e fazer voar o helicóptero Pantera.

É uma OM destinada ao emprego em ações de combate. O eventual emprego de meios desta Unidade - tipo em missões de apoio ao combate e/ou missões de apoio logístico é uma decisão de Comando, que pode se justificar conforme as circunstâncias.

A unidade realiza os seguintes tipos de missões: Além das missões de apoio à Força Terrestre, o 3º BAvEx se destaca também pelas de caráter humanitário, tais como de evacuação aeromédica, e de apoio à comunidade. Exemplos disso foi a missão de apoio ao governo do Paraná, em 1994, transportando um reservatório de água de 20.000 litros permitindo o fornecimento de água potável para toda comunidade de Superagui (litoral paranaense), sua atuação de combate ao fogo na região da reserva de Monte Pascoal em 1995 e a operação de apoio durante a enchente que assolou o litoral paulista em 1996.

Participou de grandes operações militares do Exército, tais como: a Operação Surumu, em 1994 na região amazônica; a Operação Rio, em 1995 e a Operação Tarauacá em 1995, realizada também na região amazônica.

Está dotado de duas esquadrilhas: uma Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque, composta por aeronaves HA-1 Fennec armadas com lançadores de foguetes de setenta milímetros e com metralhadoras axiais de calibre .50 (12,7 mm); e uma Esquadrilha de Emprego Geral, composta por aeronaves HM-1 Pantera armadas com metralhadoras laterais.

Antes da mudança para Campo Grande, o Esquadrão encontrava-se sediado na Base de Aviação de Taubaté.

Fontes: cavex.eb.mil.br / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário