segunda-feira, 27 de abril de 2009

Portugueses desistem de viajar para o México

Turistas nacionais esperam que operador turístico lhes apresente uma alternativa de viagem

Cerca de 40 pessoas desistiram esta segunda-feira de um voo que partia de Lisboa às 12:00, para Cancún, no México, devido ao risco da gripe suína, escreve a Lusa.

De acordo com dados obtidos no aeroporto de Lisboa, 159 pessoas, incluindo um bebé, embarcaram num voo da transportadora portuguesa White, que tinha capacidade para 237 pessoas, embora não tivesse todos os lugares vendidos.

Alguns dos passageiros que se recusaram a viajar para o México disseram que optaram por seguir ainda para Punta Cana, República Dominicana.

Outros viajantes que desistiram de seguir para o México e recusaram as alternativas vão ser ressarcidos das despesas.

As operadoras Solplan e Iberojet, do mesmo grupo, garantiram um reembolso a 100 por cento aos quatro passageiros, dois casais em lua-de-mel, que decidiram não ir para Cancun.

Um representante da operadora Soltour, que se encontrava no aeroporto de Lisboa, não adiantou que solução foi encontrada para as sete pessoas que desistiram de seguir para Cancún, num grupo de 20 clientes da empresa que seguiriam no voo de hoje.

«Acabei de casar»

Vítor Silva, que aguardava ao fim da manhã no aeroporto uma garantia escrita da devolução do dinheiro por parte da agência a que comprou a viagem, disse aos jornalistas: «Acabei de casar agora, não vou correr o risco de ficar doente».

Questionado sobre a razão pela qual recusou a alternativa de Punta Cana, Vítor Silva disse apenas desconhecer em que condições iria para Punta Cana.

Lígia Graça, que ia seguir viagem com dois filhos de dois e oito anos, também desistiu totalmente de viajar neste altura, justificando que a gripe suína se alastrou a vários países.

«O risco proliferou por toda a América. Há casos em Espanha e Inglaterra», afirmou, referindo que tomou a decisão de não viajar pouco antes da partida do voo para Cancún.

Mais desistências

Paulo Martins devia ter seguido para o México, disse à agência Lusa ter desistido da viagem devido às notícias. Em caso de não haver alternativa ou devolução do dinheiro, Paulo Martins disse que irá agir judicialmente. À semelhança dos outros turistas, Paulo Martins ligou para a Linha Saúde 24, que desaconselhou a viagem.

Celso Gomes, que também ia embarcar neste voo com a namorada, confessou à Lusa estar com receio não de viajar para Cancun, mas sim do regresso.

Medo da quarentena

«Tenho algum receio de voltar a casa e depois colocarem-me em quarentena», justificou o turista, que também ligou para a Linha Saúde 24 e para a Secretaria de Estado das Comunidades, tendo ambas desaconselhado a viajem. No entanto, garantiu que está disposto a viajar para outro país.

450 turistas seguiram

Dados provisórios da associação das agências de viagens indicam que a gripe suína levou cerca de 30 turistas portugueses a cancelar viagens para Cancun, entre domingo e segunda-feira.

O porta-voz da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Paulo Brehm, disse à Lusa que a informação provisória recolhida pela entidade aponta para «cerca de 30 cancelamentos e desistências entre ontem [domingo] e hoje num total de 450 clientes a partir para Cancun».

Paulo Brehm afirmou que nestes casos de cancelamento com «motivos de força maior, não há obrigatoriedade de reembolso dos valores pagos pelos clientes às agências de viagens».

«A decisão de cancelar parte dos clientes» e as razões, relacionadas com a existência de gripe suína, não podem ser imputadas às agências de viagens, disse.

Fonte: TVI24 (Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário