quarta-feira, 29 de abril de 2009

Moradores reivindicam obra

AEROPORTO DE JERICOACOARA

Autoridades e moradores de Jijoca fazem ato em defesa da permanência do Aeroporto de Jericoacoara


Na CE-154, entre os municípios de Iguatu e Quixelô, a buraqueira inviabiliza o tráfego, exigindo maior prudência por parte dos motoristas

Os moradores de Jijoca de Jericoacoara estão apreensivos com a possível mudança da construção do Aeroporto Internacional de Jericoacoara. A informação do prefeito Araújo Marques Ferreira é de que querem levar a obra para a localidade de Cajueirinho, município de Cruz, distante 11km de Jijoca. Para tentar impedir que o aeroporto vá para o município vizinho, a população realizou uma manifestação pela ruas da cidade. O evento começou em frente à Prefeitura e terminou na rua principal, com um ato público, onde dezenas de autoridades subiram em um palanque e discursaram contra a possível mudança do local de construção do aeroporto.

Em nota publicada pelo Diário do Nordeste, coluna do jornalista Egídio Serpa, edição do dia17 de fevereiro, foi informado que o Aeroporto Internacional de Jericoacoara, no litoral noroeste cearense, cujas obras deverão começar no próximo mês de julho, será construído bem longe de lá, mais precisamente em terras do município de Cruz. O aeroporto ficará a 11 quilômetros da cidade de Jijoca e a 18 quilômetros de Jericoacoara. A informação foi repassada pelo próprio secretário Casa Civil, Arialdo Pinho, inclusive afirmando que o projeto do aeroporto já está pronto, faltando análise técnica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em Brasília.

O aeroporto resume-se à construção de sua pista de pouso, que terá 2.500 metros, mais do que suficiente para a decolagem de aviões de grande porte lotados de passageiros e carregados com suas bagagens. A estação de passageiros do aeroporto de Jericoacoara será uma construção simples, mas confortável, na qual os turistas desembarcarão de bermudas. A estrada que ligará o aeroporto à praia de Jericoacoara continuará sendo de areia, nada de asfalto ou piçarra. Isto quer dizer que o meio ambiente será preservado. A estação de passageiros será elaborado pelo Departamento de Edificações e Rodovias do Estado (DER).

A notícia desagradou a população. “O governador Cid Gomes, em campanha política, disse que Jeri é o seu xodó, e que o aeroporto seria construído em nosso município. Por quê agora querem levar para Cruz?”, indaga o prefeito Marques. Para o secretário de Turismo e Meio Ambiente, José Osmar Fonteles, Jijoca merece a obra. “Criou-se uma expectativa muito grande, com a notícia da construção do aeroporto, porque iria gerar muitos empregos para a nossa cidade. Daí aparece a informação de que não será mais em Jijoca. Queremos uma explicação”, disse Osmar Fonteles, acrescentando que “Jericoacoara é considerada uma das praias mais belas do mundo, e a construção do aeroporto irá fortalecer ainda mais a sua atividade turística, que já atrai visitantes de diferentes países”.

A construção do Aeroporto Internacional de Jericoacoara, incluindo a compra do terreno, serão investidos R$ 24 milhões, divididos meio a meio entre o Governo Federal e o Estado. O Federal já liberou R$ 3 milhões. A obra deverá ficar pronta em julho de 2010. Na inauguração, haverá o pouso de um avião com turistas europeus. Até junho, Cid Gomes espera lançar edital de licitação.

Mais informações:

Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara
Secretaria de Turismo e Meio Ambiente
(88) 3669.1401

Fonte: Diário do Nordeste - Foto: Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário