quarta-feira, 29 de abril de 2009

Lista negra de prejuízos inclui British e Air France

A TAP fechou 2008 com um resultado negativo de 285 milhões de euros, mas é apenas mais uma na longa "lista negra" de uma indústria que, no ano passado, registou um prejuízo acumulado de 10 mil milhões de dólares (7,5 mil milhões de euros).

Este foi um dos argumentos que Fernando Pinto utilizou para justificar o mau desempenho em 2008. O reço atingindo pela tonelada do "jet fuel" - 1.000 dólares (755 euros) -, mais do dobro do seu valor habitual de mercado, foi outro. Tudo isto, tendo como pano de fundo a crise, que se tornou mundial nos últimos três meses do ano passado.

Os números, aliás, jogam a favor do líder da TAP neste exercício de comparação. Enquanto a TAP se ficou por prejuízos de 285 milhões de euros, duas companhias similares tiveram performances ainda piores. A Austrian acumulou perdas de 429,5 milhões de euros e a SAS (companhia aérea da Suécia, Noruega e Dinamarca) apresentou um resultado negativo de 587 milhões de euros.

E nem alguns gigantes da aviação tiveram razão para sorrir ao longo de 2008. Air France-KLM e British Air-ways, apresentaram prejuízos de 505 e 146 milhões de euros, respectivamente. Já a Iberia e a Lufthansa lucraram, por esta ordem, 32 milhões e 599 milhões de euros.

Fonte: Celso Filipe (Negócios - Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário