quarta-feira, 29 de abril de 2009

Anac vistoria aeroporto de Atibaia

Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vistoriaram segunda-feira, 27, o aeroporto de Atibaia – Dr. Olavo Amorim Silveira. Os engenheiros da agência verificaram as condições de segurança e de infraestrutura do aeródromo municipal, que desde junho do ano passado está sob responsabilidade da Prefeitura. Na época, foi assinado um convênio entre a municipalidade e a Anac. O documento estabelece que a Prefeitura é responsável pela administração, manutenção, operação e exploração do aeroporto de Atibaia durante 15 anos.

A vistoria dos técnicos da Anac é o primeiro passo para a adequação do aeródromo às normas aeroportuárias. Com as constatações da agência, a Prefeitura poderá realizar as obras necessárias para o bom funcionamento do local, bem como exigir dos concessionários a implantação de medidas que estejam em conformidade com a legislação que regula o setor. Entre os problemas apontados pelos engenheiros da Anac estão irregularidades na pista principal, como buracos na superfície e graves erosões na região da cabeceira, a existência de um tanque de combustível muito próximo à área de taxiamento de aeronaves e falhas nas cercas de proteção do aeroporto, o que permite o acesso de pessoas estranhas à pista. Os técnicos também citaram a presença de cães na região dos hangares e de lixo, tanto nas proximidades da pista quanto nos espaços destinados aos aviões.

Os técnicos da Anac também vistoriaram os 11 hangares do aeroporto. Eles verificaram aspectos de segurança, de infraestrutura e as atividades econômicas desenvolvidas nos espaços. Em alguns hangares, além de aeronaves foram encontrados objetos não relacionados à atividade aeroportuária, como barcos e peças automotivas. Existem casos, inclusive, de funcionários que não utilizam os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de hangares que não cumprem as normas de segurança da própria agência. A ausência de extintores de incêndio também foi um aspecto observado pelos técnicos da Anac.

A agência enviará uma notificação à Prefeitura. No documento constarão todos os problemas do aeroporto e dos hangares. A entidade cobrará da administração do aeródromo um plano de medidas corretivas, com o estabelecimento de prazo de execução das obras de melhorias. Cabe à Prefeitura cumprir as determinações da Anac e cobrar dos concessionários a adequação às normas.

Fonte: AtibaiaNews - Foto: www.aeroclubedeatibaia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário