quarta-feira, 15 de abril de 2009

Acadêmicos desenvolvem protótipo de avião e simulador de voo

Eduardo Vieira, Willian Almeida e Rafael Gonçalves, acadêmicos de Engenharia Mecânica

Os acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica, vinculados ao Grupo de Pesquisa em Aerodinâmica (GPA) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), coordenado pelo professor Cláudio Rodrigues Olinto, desenvolveram o protótipo de um avião e um simulador de voo.

A ideia de iniciar este projeto surgiu há cerca de dois anos, quando quatro alunos da Engenharia Mecânica procuraram o professor Olinto com a proposta de construir o protótipo. Segundo um dos integrantes do grupo e acadêmico do curso, Willian Almeida, o projeto teve início com a pesquisa de material que normalmente não é estudado em sala de aula, e hoje conta com a participação de 15 estudantes. "Iniciamos a pesquisa bibliográfica sobre aerodinâmica e estrutura de aeronaves, que não são matérias previstas na grade curricular do curso", conta.

O primeiro projeto aerodinâmico da equipe, um aeromodelo artesanal, inscrito na 9ª SAE Brasil Aerodesign, realizada em 2007, obteve a 40ª colocação na classificação geral entre 74 equipes e a 35ª colocação na competição de voo. Com o avião aperfeiçoado na competição de 2008, a equipe melhorou a colocação, ficando na 28ª posição entre as 77 equipes nacionais e internacionais.

Investimentos

A confecção da peça custou cerca de R$ 500. Para participar da próxima edição do evento, o grupo quer aperfeiçoar ainda mais o protótipo. Para isso, busca apoio para financiar o desenvolvimento de um novo modelo, cujo projeto estrutural e aerodinâmico deve começar dentro de um mês e meio. Já a segunda etapa do trabalho, visa a testar a eficiência do aeromodelo. A 11ª edição da SAE Brasil Aerodesign acontece de 23 a 25 de outubro, em São José dos Campos, São Paulo.

Festa do Mar

Os visitantes do estande da Furg na 12ª Festa do Mar puderam conferir o protótipo, que é feito de madeira balsa, isopor, fibra de vidro, fita adesiva e náilon, entre outros materiais, tem aproximadamente cinco quilos e suporta transportar o dobro do seu peso. No espaço, era demonstrado ainda o simulador, que reproduz digitalmente situações de voo.

Fonte: Jornal Agora (RS) - Foto: Andréia Pires (ACS/FURG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário