sábado, 25 de abril de 2009

Brasileiros detidos na Espanha serão mandados de volta ao Brasil

O Ministério de Relações Exteriores (MME) informou neste sábado que quatro brasileiros detidos no aeroporto de Madri serão mandados de volta ao Brasil.

O técnico em informática Márcio Menezes, sua mulher, Marluce Borges Rosado, seu filho de 4 anos, Felipe Rosado Menezes, e sua cunhada, Marilu Borges Rosado, foram detidos pelas autoridades espanholas na manhã de hoje (por volta das 5h no horário de Brasília), quando tentavam entrar naquele país, onde iriam passar um período de férias.

Apesar de todos eles terem mostrado que tinham dinheiro suficiente para custear as despesas com estadia e alimentação, de terem comprovado ter emprego e residencia fixos no Brasil e de terem apresentado até suas passagens de volta, a entrada deles na Espanha não foi permitida e a previsão é de que eles saiam de lá ainda hoje num voo de volta ao Brasil.

Eles passaram o dia em fechados em uma sala no aeroporto, junto com outros 15 brasileiros na mesma situação.

De acordo com o Itamaraty, em contato com o Consulado do Brasil na Espanha, descobriu-se que os brasileiros foram impedidos de ficar porque não apresentaram um documento chamado "carta-convite" - uma espécie de autorização dada pela polícia espanhola antes de o turista deixar seu país de origem.

O Itamaraty explica que as informações sobre a obtenção desta documentação estão explicadas de forma detalhada em seu site e faz um alerta aos brasileiros que pretendem viajar a qualquer país da União Européia para que obtenham a tal carta-convite para evitar esse tipo de situação, já que não é de hoje que as autoridades de lá endureceram a fiscalização na entrada de turistas.

Além disso, é recomendável que o brasileiro também viaje portando o telefone do consulado brasileiro no país em que pretendem ir, informação que também é obtida no site do MME, no endereço www.abe.mre.gov.br.

O MME informou ainda que o consulado brasileiro solicitou que as autoridades espanholas produzam uma espécie de relatório informando detalhadamente o porquê da não entrada destes brasileiros em Madri.

Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário