sábado, 25 de abril de 2009

Centro espacial alemão capta os primeiros sinais da nova geração de satélites GPS

Os sinais L5 serão transmitidos como padrão na próxima geração de satélites GPS, denominada IIF, que vai começar a operar no final de 2009. O sistema europeu de navegação por satélites Galileo também vai transmitir um sinal similar, como parte de um serviço de Salvamento de Vidas. Os dois sistemas serão complementares nessa área.

O Sistema de Posicionamento Global (GPS) está prestes a ser modernizado e vai fornecer serviços de navegação cada vez mais confiáveis e precisos em um futuro próximo. Em 24 de março, um satélite GPS foi enviado ao espaço para a transmissão de um novo sinal de navegação na frequência L5.

Apenas alguns dias após o lançamento, cientistas do Centro Aeroespacial da Alemanha (DLR, na sigla em alemão), receberam pela primeira vez os sinais L5, usando uma antena de 30 metros de diâmetro situada na cidade de Weilheim.

Os cientistas fizeram uma análise com alta precisão do sinal e comprovaram, independentemente dos operadores norte-americanos, os benefícios adicionais do sinal L5.

Serviços críticos

No futuro, o sinal L5 terá um papel central na navegação satelital, principalmente em áreas críticas, como a aviação. Além disso, em combinação com outros sinais de navegação já em uso, permitirá a correção de alguns erros de propagação na ionosfera com maior precisão.

Fonte: MundoGeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário