sábado, 25 de abril de 2009

Companhias aéreas estrangeiras fazem mistério após fim do piso de tarifas

Redução imediata de preços nas tarifas aéreas internacionais ainda é algo tratado com reserva pelas companhias estrangeiras que têm voos para o Brasil, apesar da liberação do piso para os preços das passagens pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), decidida esta semana pelo órgão regulador.

Enquanto algumas empresas como United Airlines preferem não comentar o assunto, outras, como a Iberia, afirmam que é muito cedo para avaliar o impacto da medida "apesar de ela oferecer uma maior transparência tarifária aos passageiros".

Entre as poucas que se manifestaram, a British Airways vê necessidade em estimular a demanda por causa da crise internacional que afetou passageiros de negócios e de turismo.

"Numa situação como temos agora, você tem que estimular as pessoas a viajar (...) A liberdade tarifária existe no mundo inteiro e agora podemos fazer coisas como vendas especiais de um dia, promoções relâmpago", afirmou o diretor comercial da British Airways no Brasil, José Antonio Coimbra.

Pelas novas regras da Anac, o piso das tarifas internacionais caiu 20 por cento. Com isso, o preço mínimo a ser cobrado para os Estados Unidos, ida e volta, por exemplo foi a 566 dólares, ante 708 dólares anteriormente. Até julho o piso cairá 50 por cento, deixando de existir em 2010.

"As empresas estão escondendo o jogo, não querem soltar muito foguete neste momento porque podem ter medo de haver alguma liminar judicial criando problema (na decisão da Anac). Além disso, ninguém quer perder o fator surpresa", afirmou o diretor da Multiplan Consultoria Aeronáutica, Paulo Bittencourt Sampaio.

Sampaio aposta que as tarifas internacionais cairão 20 por cento até maio, recuando outros 20 por cento em meados do segundo semestre, quando devem se estabilizar. O consultor considera uma queda de 50 por cento difícil de ocorrer. "Só numa situação desesperadora de falta de demanda elas fariam isso", afirmou.

No primeiro trimestre, o número de passageiros transportados em voos internacionais a partir do Brasil caiu 11 por cento sobre igual período do ano passado, para 5,15 milhões, segundo dados da Anac. A estatística da agência considera apenas os voos feitos por empresas aéreas nacionais. A maior parte desses passageiros, 85,46 por cento, foi transportada pela TAM.

O diretor-geral da portuguesa TAP para América Latina, Mário Carvalho, evita fazer comentários mais precisos sobre tarifas. "Neste momento, não existe nada nesse sentido de preços baixando automaticamente. Mas isso não significa que se, mais para frente, identificarmos necessidade em determinada linha, não poderemos abrir tarifas mais baixas", disse o executivo.

Na avaliação dos executivos de British Airways e TAP e do consultor Sampaio, o fim gradual do piso das tarifas internacionais não deve gerar um incremento imediato no fluxo de passageiros ao exterior.

"Acho que estamos numa fase complicada para fazer projeções... O aumento do tráfego não depende só das tarifas aqui. Depende do comportamento das diversas economias", disse o consultor, referindo-se à crise econômica global.

Fonte: Alberto Alerigi Jr. (Reuters/Brasil Online) via O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário