quarta-feira, 22 de abril de 2009

Concorrência cresce por Santos Dumont e pedidos passam de 170

As companhias aéreas parecem satisfeitas com a liberação de mais voos no Aeroporto Santos Dumont (RJ) e anunciam o início das operações para diversas rotas já neste mês. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ao DCI ter recebido 170 pedidos de novos horários no aeroporto da capital fluminense, dos quais mais de 80 foram aprovados e o restante continua em análise.

As demais rotas serão liberadas gradativamente pela Anac, que tem forte resistência por parte do Governo do Rio de Janeiro, que chegou a tentar impedir a estreia da Azul Linhas Aéreas no aeroporto, que, até então, atendia especialmente a ponte aérea entre São Paulo e o Rio de Janeiro.

A Webjet Linhas Aéreas, do Grupo CVC, é uma das empresas que estreiam suas operações na unidade carioca este mês, no próximo dia 27. A empresa já comercializa as passagens, oferecendo inicialmente três voos diários a Brasília, com a possibilidade de o passageiro estender sua viagem a Recife (PE).

A Gol colocará, no dia 22 de abril, uma rota que conecta o Santos Dumont com a cidade Vitória (ES). Serão três as frequências diárias de segunda-feira a sábado, e uma quarta ocorrerá a semana inteira. A partir de Vitória, os clientes da companhia terão como acessar as cidades de Brasília e Manaus (AM), que serão lançadas nos próximos dias.

Como maior número de voos autorizados, a TAM Linhas Aéreas deve operar 34 voos entre o aeroporto carioca e outras sete capitais do País. Na sexta-feira passada, a empresa operou as primeiras viagens para Recife e Salvador (BA), no nordeste. E também no próximo dia 27 começa a voar a para a capital federal, bem como para Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Vitória e Aracaju (SE).

Contabilidade

Foram recebidos pela Anac os pedidos de sete empresas aéreas, exceto TAM e Azul, que já obtiveram todas as autorizações. A Gol solicitou 32 horários e por enquanto conseguiu o aval para 28 deles. A Ocean Air quer operar 24 e está apta a cumprir três, por enquanto. A Webjet pediu 27, e no momento está apta a cumprir seis. Tanto Pantanal quanto Trip Linhas Aéreas aguardam suas autorizações.

Fonte: DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário