quarta-feira, 22 de abril de 2009

Envie o seu nome para Marte

Concepção artística do ‘Laboratório Científico Móvel de Marte’, a ser lançado pela NASA em 2011

A NASA, cinqüentenária agência espacial norte-americana, dentro das atividades do seu Programa de Exploração de Marte (NASA’s Mars Exploration Program) deverá lançar, em 2011, para o planeta vermelho, a missão Laboratório Científico de Marte (MSL - Mars Science Laboratory), destinada a levantar evidências, passadas e presentes, de condições ambientais que possibilitem vida em nível microscópico. Dito em outras palavras, o objetivo principal da missão seria determinar a capacidade de Marte ser habitado (planet´s habitability).

Para realizar o objetivo da missão será transportado até Marte o maior conjunto de instrumentos científicos já enviados até a superfície do planeta, que deverão chegar até lá em 2012. O laboratório é uma plataforma móvel (Mars Science Laboratory rover), que deverá circular pela superfície marciana, controlado da Terra, para realizar análise de rochas, do solo e demais particularidades geológicas, em busca de evidências químicas da existência de vida (como por exemplo, formas complexas de cadeias carbônicas).

A NASA convidou o público em geral para escolher um nome para o laboratório móvel. A coleta de sugestões de nomes, realizada através da internet, já foi encerrada e o nome escolhido deverá ser divulgado até o final de abril, ou no início do próximo mês de maio.

Pessoas de todo mundo interessadas em inscrever o seu nome para ser gravado em um microchip do laboratório móvel poderão fazê-lo, enviando o nome e endereço eletrônico (e-mail) para a página da Internet abaixo endereçada. Os participantes cadastrados com sucesso receberão um Certificado de Participação enviado para o endereço eletrônico fornecido.

Na página da internet do programa da NASA pode também ser consultado, a todo tempo, uma lista com o número de adesões entre cidadãos americanos (distribuídos por estados), e cidadãos do restante do mundo (distribuídos por países).

ENDEREÇO PARA O CADASTRAMENTO DE NOMES NA NASA (Missão MSL):

http://mars.jpl.nasa.gov/msl/participate/sendyourname/

Fonte: NASA: Jet Propulsion Laboratory (JPL) - Mars Science Laboratory, em: http://mars.jpl.nasa.gov/msl/ - Foto: JLP – NASA / Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário