quarta-feira, 8 de abril de 2009

Espaço aéreo da Nigéria completamente coberto por radares

O sector nigeriano da aviação registou uma inovação com a conclusão da cobertura radar do espaço aéreo do país, revelou na terça-feira o Guardian (diário independente), citando fontes governamentais.

O Guardian citou o director dos Serviços Electrónicos e Técnicos na Agência de Gestão do Espaço Aéreo Nigeriano (NAMA), Nnamdi Udoh, como tendo declarado segunda-feira última que "brevemente, o projecto será inaugurado" pelo ministro da Aviação, Babatunde Omotoba.

A cobertura de Lagos, última parte deste projecto, foi realizada pela empresa Thalès, seis anos após a controvérsia suscitada por esta ideia lançada pela ex-ministra da Aviação, Kema Chikwe.

Cerca de 15 fiscalizadores do tráfego aéreo, encarregues de faz funcionar o novo radar em Lagos, já estão em Miami, nos Estados Unidos, em formação de sete semanas a fim de dominar este sistema complexo e ultramoderno.

Os especialistas da aviação garantiram que, quando for concluído, o projecto de radar fará do espaço aéreo nigeriano um dos mais seguros do mundo.

Fonte: ANGOP - Angola Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário