sexta-feira, 3 de abril de 2009

Galeão já perde voos para o Santos Dumont

O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão) perderá parte de seus voos para o Santos Dumont , que começa a ganhar uma nova malha aérea com a ampliação de rotas além da ponte aérea Rio-São Paulo. Como mostra reportagem de Erica Ribeiro, publicada nesta sexta-feira pelo Globo, a alteração já faz parte dos planos das empresas que fizeram pedidos para voar do Santos Dumont.

Já é certa a redução da malha aérea no Galeão por parte de companhias como Gol, TAM, Ocean Air e Webjet. Gol e Webjet, inclusive, já fecharam a conta de quantos de seus voos serão transferidos. A Gol, que tem 76 voos no Galeão vai transferir 16. A Webjet está transferindo três, dos seis que tem hoje no Tom Jobim para Brasília. A TAM pediu autorização para operar 34 voos a partir do Santos Dumont, mas não informou quantos viriam do Tom Jobim.

Especialistas, no entanto, ainda não consideram a saída de voos do Galeão para o Santos Dumont um esvaziamento. E apostam na oportunidade que o Galeão tem de ampliar voos internacionais com a saturação do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Até o momento, apenas a Azul Linhas Aéreas Brasileiras já está voando do Santos Dumont com destino a Campinas . A empresa, que solicitou 14 voos para este destino, teve todos autorizados e 12 estão em operação. A TAM foi a segunda empresa a receber autorização da Anac .

Falta de licença ambiental não é mais incômodo

A falta de uma licença de operação adequada à nova configuração do aeroporto, que chegou a ser apontada pelo governo do estado como um impedimento para que as destinos além da ponte aérea fossem realizados, deixou de ser assunto urgente. De acordo com a Coordenadoria Integrada de Combate a Crimes Ambientais, a falta da licença continua sendo " um problema" mas, como não se trata de crime ambiental grave, é possível esperar pela solicitação de uma nova licença.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário