quinta-feira, 16 de abril de 2009

Helicópteros vão custar 50 milhões de euros por ano

Frota terá um valor elevado por ter sido comprada a fornecedores diferentes

A manutenção dos helicópteros dos três ramos das Forças Armadas vai custar, em 2011 ou 2012, cerca de 50 milhões de euros por ano, afirmou esta quarta-feira o director-geral de Armamento no Parlamento, noticia a Lusa.

O almirante Viegas Filipe, director-geral de Armamento e Equipamento de Defesa, reuniu-se esta quarta-feira, à porta fechada, com os deputados da comissão parlamentar de Defesa Nacional sobre os investimentos nesta área integrados na Lei de Programação Militar (LPM).

O valor da manutenção da frota de helicópteros dos três ramos, quando estiver completa, terá um valor elevado dado que foram comprados a fornecedores diferentes.

Até 2012, está prevista a entrega dos NH-90, de transporte e projecção de forças, que se juntam aos Lynx, da Marinha, e aos EH-101, da Força Aérea.

Pronto para ser lançado, à espera de «luz verde» do Governo, está o concurso para o helicóptero de reconhecimento do Exército, que vai substituir os velhos Allouette, anunciou o almirante aos deputados.

Em lançamento, para este ano, está igualmente o concurso para a modernização dos aviões de transporte C-130 à Lockheed Martin, acrescentou o director-geral do Armamento e Equipamento do Ministério da Defesa.

Atrasado está o programa de modernização dos F-16, parte dos quais deveriam ser vendidos no âmbito da LPM.

O presidente da comissão de Defesa Nacional, Miranda Calha, disse que a reunião se destinou a dar uma «informação aos deputados sobre o progresso geral do reequipamento das Forças Armadas» que tem tido «uma evolução positiva».

Fonte: TVi 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário