quinta-feira, 16 de abril de 2009

Juiz espanhol pede peritagem europeia ao acidente da Spanair

Por falta de peritos independentes no país

Queda de avião da Spanair foi pior desastre aéreo em Espanha nos últimos 25 anos

O juiz espanhol encarregue do inquérito sobre a queda de um avião da Spanair a 20 de Agosto em Madrid, em que morreram 154 pessoas, vai pedir à Agência Europeia de Segurança Aérea (AESA) uma peritagem sobre as causas do acidente, noticiou a agência AFP com base em fontes judiciais.

O magistrado irá fazer esse pedido devido à dificuldade em encontrar especialistas “imparciais” em Espanha, adiantou em comunicado o Tribunal Superior de Justiça de Madrid.

Foram recentemente recusados diversos especialistas espanhóis por conhecerem pessoalmente pessoas envolvidas no inquérito ou trabalharem para a Ibéria, a companhia de aviação que efectua os trabalhos de manutenção nos aviões da Spanair, adiantou a AFP.

O avião McDonnel Douglas-82 da Spanair despenhou-se pouco após a descolagem no aeroporto de Barajas, em Madrid. O desastre causou 154 mortos e 18 feridos, foi a pior catástrofe aérea em Espanha em 25 anos.

Em Outubro de 2008 o magistrado instaurou um processo por homicídio por negligência contra dois técnicos da Spanair, que tinham efectuado a revisão ao aparelho pouco antes da descolagem. No mês seguinte, acabou por ser encerrado o processo contra um dos técnicos, por falta de provas.

Pouco antes da descolagem, o comandante detectou sobreaquecimento numa conduta de ar do avião que tinha sido observada pelos técnicos. O que o juiz procura agora determinar é se a actuação dos técnicos teve influência no desempenho do avião e no desastre.

Fonte: Público (Portugal) - Foto: Paul Hanna (Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário