terça-feira, 14 de abril de 2009

Lula dá nome de líder da Revolução Acreana ao Aeroporto de Rio Branco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Nelson Jobim, da Defesa, assinaram um decreto que denomina de Plácido de Castro o Aeroporto Internacional de Rio Branco (AC).

O nome do coronel gaúcho José Plácido de Castro, que liderou, entre agosto de 1902 e janeiro de 1903, a Revolução Acreana contra o domínio da Bolívia na região, subtitui o do general ditador Emílio Garrastazu Médici, que foi presidente do Brasil no período de 30 de outubro de 1969 e 15 de março de 1974.

No dia 20 de março, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) excluiu o aeroporto de Rio Branco da lista de aeroportos internacionais do Brasil.

A decisão foi tomada por causa das péssimas condições da pista de pouso, que não oferece condições para que aeronaves como as da Gol, com 187 passageiros, e da TAM, para 174 passageiros, operem em segurança.

Faz seis anos que foi aprovado, em decisão terminativa da Comissão de Educação do Senado, o projeto que deu nova denominação ao aeroporto.

A proposta de mudança nasceu de uma negociação ocorrida na comissão entre o então senador Nabor Júnior (PMDB-AC) e a senadora Marina Silva (PT). Nabor pretendia denominar o aeroporto de Senador Oscar Passos. Por sua vez, Marina queria homenagear o líder seringueiro Chico Mendes.

Foi necessário que a então senadora gaúcha Emilia Fernandes, m 2002, promovesse o acordo que permitiu que Nabor Júnior e Marina Silva abrissem mão de seus projetos para celebrar a memória de Plácido de Castro.

O decreto foi assinado na quarta-feira, 9.

Fonte: Altino Machado (Blog da Amazônia - Terra) - Foto: Sérgio Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário