quarta-feira, 8 de abril de 2009

Novo Ônibus Espacial em construção

Este novo conceito de ônibus espaciais foi batizado de Skylon e o motor híbrido que destes equipamentos fará parte chama-se Sabre

A Agência Espacial Europeia (ESA) decidiu apostar na tecnologia com a qual se sonha desde o início da exploração espacial: um ônibus espacial capaz de decolar de um aeroporto, como um avião comum, tornando-se num foguete tradicional assim que ultrapassa os limites da atmosfera mais densa e entra em órbita.

A empresa Reaction Engines, contratada para desenvolver as primeiras peças do motor revolucionário que deverá equipar este novo modelo afirma que um ônibus espacial reutilizável, capaz de decolar de um aeroporto convencional, colocar uma carga de 20 toneladas em órbita e regressar ao solo na mesma pista de onde levantou voo pode estar a menos de uma década de se tornar uma realidade.

Este novo conceito de ônibus espaciais foi batizado de Skylon e o motor híbrido que destes equipamentos fará parte chama-se Sabre. O Sabre é um motor híbrido inédito capaz de "respirar" o ar enquanto está na atmosfera, como um motor a jato, tornando-se num foguete quando atinge o espaço. Essa capacidade dá uma vantagem excepcional a este ônibus espacial híbrido, uma vez que grande parte do combustível de um foguete tradicional, como o conjunto responsável por colocar outros equipamentos espaciais em órbita, é consumida para carregar o oxigênio utilizado para queimar o hidrogênio que o alimenta.

Ao "respirar" o oxigênio diretamente da atmosfera, a quantidade de oxidante e combustível que precisa ser carregada é muito menor, permitindo a construção de um ônibus espacial menor e mais versátil.

Fonte: Expresso das Nove (Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário