sábado, 4 de abril de 2009

O silêncio de um símbolo do Brasil

A interrupção do serviço de alto-falante em aeroportos deixará o Tom Jobim, no Rio, órfão de uma voz que se tornou um símbolo brasileiro para os estrangeiros.

Depois de anunciar, com seu timbre aveludado, as chegadas e partidas de voos há 32 anos, a atriz e locutora Íris Lettieri deixará a função até o fim do ano.

A mudança causou protesto até mesmo do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). O diretor técnico Ronaldo Jenkins teme confusões.

– Uma voz como a da Íris Lettieri acalma o passageiro. Não se pode esperar que todos os funcionários das companhias aéreas tenham uma voz como a dela – afirma o dirigente.

Assíduo frequentador do aeroporto, o músico Roberto Menescal engrossa o coro contra a despedida de Íris.

– É melhor que tirem os aviões do que tirarem a voz da Íris Lettieri. Diz para deixarem, pelo menos, no Tom Jobim – brincou o artista.

A voz da locutora tem tanta importância para os frequentadores do aeroporto, que muitos passaram a gravar as chamadas dos voos como recordação de viagem – há dezenas de vídeos publicados no YouTube. Ela também tem comunidades em homenagem à sua voz “sussurrante e poderosa” no Orkut.

A assessoria de Íris informou que ela estava viajando, mas confirmou que a locutora não tinha conhecimento da interrupção do serviço. Ela renovou recentemente o contrato com a Infraero. Por conta do avanço da tecnologia, Íris grava as palavras uma a uma (números, nome de companhias aéreas e portões de embarque). As frases são montadas por computador.

Íris, 67 anos, havia sido locutora de rádio, apresentadora de telejornal, modelo e atriz antes de se tornar a voz oficial do aeroporto do Galeão. Depois disso, foi convidada a emprestar sua voz a outros aeroportos do país e a fazer comerciais de TV – tão requisitada que se acostumou a levar na bolsa uma gravação do aviso sonoro que precede o anúncio dos voos.

Fonte: Zero Hora - Foto: Revista Época

Mais:

Leia a reportagem da Revista Época (25/09/2003): Os donos da voz

Site de Íris Lettieri: www.irislettieri.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário