quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pista de pouso e decolagem de Iguatu (BA) reabre

O Aeroporto Regional Dr. Francisco Tomé da Frota, de Iguatu, recebeu reformas e voltou a funcionar

Após dois meses fechado para pousos e decolagens, o Aeroporto Regional Dr. Francisco Tomé da Frota, nesta cidade, foi reaberto. Nesse período, operários trabalharam na restauração da pista de 1100 metros de extensão, que foi recapeada, e no serviço de sinalização horizontal, concluído na semana passada. A reforma custou ao Governo do Estado R$ 558 mil.

Os trabalhos foram realizados pela construtora Esse Engenharia, em parceria com a empresa Tecnologia Aplicada à Pavimentação. A reforma da pista era uma reivindicação de empresários locais que utilizam o aeroporto e dos pilotos das aeronaves. Nos últimos três anos, o asfalto apresentava rachaduras que vinham aumentando de tamanho e havia pequenas pedras soltas na pista, que poderiam provocar acidentes se atingissem as turbinas.

Iguatu não é rota de vôos comerciais. Enquanto ficou fechado, os pousos e decolagens foram transferidos para o Aeroporto Regional do Cariri. A previsão inicial de conclusão dos serviços era para 14 de março passado, quase um mês, mas o prazo foi ampliado, em virtude da ocorrência de chuvas.


Agora a pista está boa, mas surgem novas demandas. O terminal de embarque é considerado deficiente e necessita de serviços de reforma. O comandante Lima, da empresa aérea Easy Air, disse que as obras de recapeamento do asfalto melhoraram a pista que estava irregular. Havia risco de acidente até para pouso e decolagens de aeronaves de pequeno porte. “Agora, o terminal de embarque necessita ser restaurado para oferecer mais conforto aos visitantes e passageiros”, comentou Lima.

O piloto Jair Oliveira, que utiliza o aeroporto de Iguatu, há mais de 10 anos, aprovou a reforma. “A pista nova oferece boas condições até para vôos noturnos porque melhorou a visibilidade”, disse. “Antes a pista estava irregular, com rachaduras e havia também problemas com a iluminação”.

Diariamente, o Aeroporto Regional de Iguatu recebe vôos de uma aeronave de pequeno porte que recolhe o malote bancário de dezenas de agências da região Centro-Sul para o serviço de compensação. Durante o período de reforma, esse serviço foi transferido para a região do Cariri, ampliando o tempo de viagem dos motoristas encarregados do recebimento pela manhã e entrega dos cheques, que era realizada no início da noite.

Nova tecnologia

O engenheiro Maurício de Castro informou que, em face do uso de nova tecnologia utilizada na obra, houve uma economia significativa para o Estado, em torno de R$ 1,5 milhão. “O asfalto recebeu três camadas, uma para acabar com as fissuras existentes na pista e mais duas para melhorar a estrutura. A nova pista terá uma vida útil de até 10 anos”.

Em 21 de fevereiro passado, o jornal Diário do Nordeste publicou reportagem sobre a suspensão dos vôos temporariamente no Aeroporto de Iguatu e o início dos serviços de reforma. O aeroporto tem capacidade de receber aeronaves de pequeno e médio porte de até 30 passageiros. Atende às necessidades da região com vôos fretados. O balizamento da pista, com 1.410m, permite pousos e também decolagens noturnos. Foi homologado pela Anac no ano de 1997.

Mais informações:

Aeroporto Regional de Iguatu
(88) 3582.4693

Fonte e foto: Honório Barbosa (Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário