terça-feira, 7 de abril de 2009

Rússia inicia projeto para construir nova nave espacial

Iniciativa estabelece as bases para uma potencial nova corrida espacial com os Estados Unidos

Orion, concorrente da nova nave russa

A Agência Espacial Russa deu ordem nesta terça-feira, 7, para que começasse o trabalho de design de uma nova geração de naves espaciais capazes de levar missões para a Lua, estabelecendo as bases para uma potencial nova corrida espacial com os Estados Unidos.

A Agência Espacial assinou um contrato com a companhia RKK Energiya, controlada pelo Estado, de 800 milhões de rublos (US$ 23 milhões) para o trabalho inicial em uma nova, e reutilizável, nave que substitua a Soyuz, de 40 anos.

A nova nave russa, ainda sem nome, pode surgir como competição para a nave Órion da Nasa. Os requisitos de design para a nave russa parecem similares às especificações da Órion, levando os especialistas a darem a ela o apelido de "Orionski".

Órion deve carregar humanos para a Estação Espacial Internacional (ISS) a partir de 2015 e para a Lua, a partir de 2020.

Alexei Krasnov, o chefe dos programas espaciais tripulados da agência russa, disse na semana passada que a nave russa deve realizar seu primeiro voo antes de 2020, sem elaborar o comentário.

James Oberg, um engenheiro aeroespacial experiente que trabalhou no programa do ônibus espacial da Nasa e agora é um consultor espacial, escreveu, em um comentário, que o novo programa espacial russo pode ajudar a Nasa a conseguir fundos para levar astronautas para a Lua.

"Isso dará à Nasa o tão esperado impulso no Congresso, ecoando as motivações da corrida espacial de 1960", disse Oberg.

Energiya venceu a outra companhia estatal que constrói naves espaciais, a Khrunichev, para o pedido especial. O resultado foi anunciado no site do governo.

A empresa tem até junho de 2010 para completar o design inicial. A Energiya constrói a Soyuz e sua versão de carga, Progress, que não são reutilizáveis.

Krasnov disse que a nova nave poderá carregar uma tripulação de seis pessoas e carga de 500 quilos para orbitar a Terra. A Soyuz pode carregar apenas três. Ele também disse na semana passada que a nave deve ser capaz de levar quatro cosmonautas para a Lua.

Fonte: estadão.com.br - Foto: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário