sábado, 11 de abril de 2009

Seis pessoas morrem em acidente de avião na Indonésia

Um avião British Aerospace BAe-146-300 caiu em Gunung Pike Mountain, na Indonésia na quinta-feira (9) matando todos os seis ocupantes.

O avião da Aviastar Mandiri, prefixo PK-BRD, decolou do Aeroporto Jayapura-Sentani na quinta-feira às 5:00 (hora local), em um vôo de carga para Wamena. O avião levava arroz e farinha. O jornal Tempo Interaktif relatou que o avião pode também ter transportado 9 toneladas de Avtur (Aviation Turbine Fuel).

A tripulação era composta de um comandante, o co-piloto, o engenheiro, o loadmaster e dois assistentes de voo.

Em Wamena o avião ia para pegar o Governador da Papua. Na abordagem à pista 15, o avião entrou nas nuvens, atingiu a lateral da montanha Gunung Pike e explodiu em chamas.

O Aeroporto de Wamena (foto) está situado no Vale Baliem, com uma elevação de 5.085 metros e rodeado por montanhas de até 12.000 pés de altura.

O aeródromo só opera em VFR*.

* Visual flight rules (VFR - Regras de Vôo Visual) é o conjunto de procedimentos e regras utilizados na operação de aeronaves quando as condições atmosfericas permitem ao piloto controlar visualmente a altitude do aparelho (por referência ao horizonte, navegar, e assegurar a separação de obstáculos, terreno e outro tráfego aéreo. Ao voar em VFR, o piloto tem de manter uma distância pré-determinada de nuvens e deve manter-se em áreas com um mínimo de visibilidade.

Fontes: Tempo Interaktif / ASN - Foto: Wikimedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário