sábado, 4 de abril de 2009

Aeroporto do Recife acaba com avisos sonoros de embarque e desembarque

Os passageiros que forem ao Aeroporto Internacional dos Guararapes vão precisar ficar com um olho nos terminais com a lista dos vôos e outro no relógio. Isso porque a Infraero decidiu acabar com os avisos sonoros dos embarques e desembarques realizados no local. De acordo com a empresa, o objetivo foi diminuir a poluição sonora provocada pelo elevado número de mensagens veiculadas no sistema de som nos horários de maior movimento.

Permanecem apenas os avisos mais gerais, como a proibição ao fumo nas dependências do aeroporto, e também a chamada individual, no caso dos passageiros que já fizeram check-in mas ainda não embarcaram. Apesar da justificativa, os passageiros não aprovaram a atitude. “No início não notei. Mas o tempo foi passando e terminei não escutando as chamadas. Como cheguei muito cedo e estou cansada e com sono, decidi dormir um pouco. Coloquei os dois celulares para despertar porque não tem mais o som para nos avisar”, comentou a advogada Paula Vanessa, que estava esperando o vôo para São Paulo.

A Infraero explicou que os terminais vão continuar funcionando normalmente com a lista dos embarques e desembarques. Além disso, as chamadas sonoras permanecerão nas salas de embarque.

Apesar das chamadas nas salas de embarque, a dona de casa Maria Lucieuda Rodrigues, que estava realizando uma conexão entre São Paulo e o Ceará, a preocupação fica por conta dos idosos e deficientes visuais. “Acabei de vir de São Paulo e lá eles estão chamando normalmente. O ideal seria que chamassem, pois quem não tem uma boa visão e os idosos que têm problema de locomoção para ficar vendo as TVs podem sofrer com a decisão”, afirmou.

Neste caso, as empresas aéreas são as responsáveis por ajudar as pessoas que precisarem de um tratamento especial. Segundo a Infraero, as empresas precisam se adaptar a esse tipo de serviço e ajudar os deficientes visuais, idosos ou qualquer pessoa que precise de uma atenção diferenciada.

A medida é nacional e está sendo implantada em todos os aeroportos do País desde outubro do ano passado. O Aeroporto Internacional dos Guararapes foi o último a adotar a medida, em vigor por aqui desde o dia 1º de abril.

Fonte: Diário de Pernambuco - Foto: Roberto Omena

Nenhum comentário:

Postar um comentário