quarta-feira, 1 de abril de 2009

Coreia do Norte começou a 'abastecer míssil', diz CNN

Etapa é a última antes do lançamento, previsto para esta semana; Pyongyang ameaçou atacar aviões dos EUA

A Coreia do Norte começou a "abastecer um míssil de longo alcance" que tem lançamento esperado entre os dias 4 e 8 de abril, informou a rede americana CNN nesta quarta-feira, 1, citando um oficial do Exército dos Estados Unidos. Uma imagem de satélite divulgada pela emissora mostrou um foguete na plataforma de lançamento, no norte do país.

O abastecimento é o último estágio antes do lançamento do projétil, que o governo norte-coreano diz ser um satélite de comunicação e o Ocidente afirma que se trata de um míssil balístico. Ainda nesta quarta, a Coreia do Norte ameaçou abater qualquer avião dos Estados Unidos que violar o espaço aéreo do país para monitorar o lançamento iminente.

"Se os criminosos imperialistas americanos se atrevem a invadir nosso espaço aéreo, interferindo com os nossos preparativos para lançar um satélite com fins pacíficos, as nossas forças revolucionárias irão atacá-los sem piedade", disse o governo norte-coreano. A Coreia do Norte tem publicado regularmente sua contagem de voos de espionagem da Coreia do Sul e Estados Unidos.

O Japão enviou dois destróieres com mísseis interceptores Patriot ao Mar do Japão com a ordem de disparar contra qualquer sucata resultante da possível explosão de um foguete. Ao anunciar o lançamento do satélite, a Coreia do Norte afirmou que destroços podem cair sobre a área, no Mar do Japão e no norte japonês. Em 2006, o governo norte-coreano tentou lançar um míssil de longo alcance Taepodong-2, mas o projétil explodiu 40 segundos após o lançamento.

A China, vizinha da Coreia do Norte e frequente aliada ao fechado regime de Pyongyang, continua a apelar a todos os países da região que mostrem calma e "evitem qualquer ação que mais tarde possa complicar a situação", segundo informou o porta-voz da chancelaria chinesa.

Fonte: estadão.com.br (com agências internacionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário