quarta-feira, 8 de abril de 2009

Em tempo de crise, aéreas lançam promoções na baixa estação

Passada a alta estação para o setor aéreo brasileiro, que vai de dezembro a março, as companhias tentam manter os níveis de ocupação de seus vôos lançando promoções e parcelamentos, tentando tornar as viagens de aviões mais acessíveis.

A OceanAir anunciou na segunda-feira o parcelamento de passagens em até dez vezes sem juros (pelo cartão MasterCard) para diversos destinos do País. Entre as viagens inclusas na promoção, a ponte-aérea Rio-São Paulo tem preço de R$ 93 (ou dez vezes de R$ 9,30).

O parcelamento da OceanAir é válido para compras realizadas até 30 de abril, para vôos agendados até 25 de junho. "Essa é uma oportunidade imperdível para o nosso cliente planejar suas viagens com antecedência, em condições bastante acessíveis para diversos destinos até o final do primeiro semestre, inclusive nos feriados que se aproximam", afirmou Renato Pascowitch, diretor-executivo da aérea.

A Gol, por sua vez, optou por fechar um acordo com 90 operadoras do Brasil para pacotes de viagens pelo País e América Latina. A promoção termina nesta terça-feira.

Segundo a assessoria de imprensa, a Gol também mantém a política de incentivo à compra antecipada de passagens aéreas.

A mesma fórmula é utilizada pela Azul, que beneficia passageiros que marcarem suas viagens com antecedência. Assim, quanto mais próximo à viagem o consumidor comprar, mas cara a passagem fica.

Na sexta-feira passada, em comemoração aos 15 anos do programa de fidelidade, a TAM anunciou uma promoção válida até 30 de abril, em que seus clientes que viajarem no período para Orlando, Miami e Nova York (nos Estados Unidos) ganharão o dobro de pontos.

Para viagens de ida e volta em vêos TAM, em classe econômica, os clientes do cartão Fidelidade Branco obtêm 20 mil pontos; do Fidelidade Azul, 25 mil pontos; e do Vermelho, 30 mil pontos.

Depois de acumular os pontos, os clientes podem resgatar passagens, por exemplo, para destinos nacionais, a partir de 3 mil pontos.

A preocupação das aéreas em atrair consumidores tem motivo, se considerados os indicadores divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O número de passageiros transportados pelas companhias que operam no Brasil caiu 0,6% em fevereiro, na comparação ao mesmo mês de 2008, segundo dados da Anac.

No mês retrasado, 3.687.309 pessoas viajaram de avião, o que significa taxa de ocupação de 61%, já que foram oferecidos 6.072.268 assentos.

Já nos vôos internacionais, as aéreas brasileiras registraram recuo de 11% no número de viajantes, que foi de 1,6 milhão no último mês, frenta a 1,8 milhão em fevereiro de 2008. O número de assentos ofertados também caiu 13,1%.

Fonte: Terra

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