quarta-feira, 8 de abril de 2009

Eurocopter inicia operação de simulador de voo do modelo EC135 na Alemanha

O Eurocopter EC 135 Bundeswehr - Clique na foto para ampliá-la

A Eurocopter passa a oferecer a seus clientes em todo o mundo a oportunidade de usar um simulador de voo do modelo EC135, helicóptero biturbina desenvolvido para diversos tipos de missão e que atualmente conta com mais de 600 unidades em operação no mundo. Instalado no Centro de Treinamento da companhia em Donauwörth, na Alemanha, o simulador é apropriado para a capacitação de pilotos de helicóptero.

Desenvolvido pela Eurocopter, em colaboração com a CAE e a Indra, a iniciativa faz parte do conceito global de treinamento da organização, baseado em soluções que visam o aumento da segurança de voo – alta prioridade para a empresa.

“Investimos no simulador de voo em Donauwörth para termos condições de oferecer aos nossos clientes nacionais e internacionais uma plataforma de treinamento com tecnologia de ponta. Os simuladores aumentam a segurança de voo, pois proporcionam uma solução ideal de treinamento disponível independentemente das condições climáticas ou da disponibilidade de helicópteros, além de possibilitar que missões muito exigentes sejam realizadas sem risco”, afirma Wolfgang Schoder, CEO da Eurocopter Alemanha.

O simulador de voo inteiramente manobrável apresenta um sistema completo de movimentos com seis graus de liberdade. Tem um campo visual de 160° na horizontal e 80° na vertical e pode simular à luz do dia, ao crepúsculo e à noite, bem como em qualquer condição climática. Sua gama de missões inclui, por exemplo, operações de salvamento em montanhas densamente nevadas. O panorama e prédios são exibidos realisticamente em 3D.

Charles Hebeka, Gerente Contábil da Academia de Treinamento da Eurocopter, comenta: “Já recebemos reservas para mais de 400 horas de voo”. A homologação, de acordo com o Nível 3 de FTD (Flight Training Devices) da JAA (Joint Aviation Authority), começará em abril de 2009, de modo que o simulador possa ser usado em cursos de treinamento de FCL 2 de JAR (Joint Aviation Requirements). Existem também planos para homologá-lo mais tarde para o Nível B de FFS (Full-flight Simulator).

A Eurocopter vem expandindo consideravelmente seu portfólio global de soluções de treinamento, incluindo simuladores de voo completos, dispositivos de capacitação de voo, treinadores de aviônicos e diversas outras ferramentas como parte da estratégia global da empresa, que visa aumentar a segurança de voo.

Outro simulador do modelo EC135 na American Eurocopter (AEC) em Dallas (EUA) obteve recentemente a homologação pela FAA (Federal Aviation Administration) ao mesmo tempo em que a AEC anunciava durante a Heli-Expo Air Show, em 09 de fevereiro, um simulador Astar/Ecureuil que entrará em operação no final de 2010. Um simulador EC225 operado pela HeliSim vem sendo utilizado perto de Marselha, França, desde o fim de 2008. Em 2010, outro simulador EC225 estará disponível para treinamento em Aberdeen, Escócia. Além disso, nos próximos anos dois novos simuladores serão instalados para os helicópteros EC725/225, no Brasil e na Malásia.

São doze anos desde que o EC135 foi lançado no mercado, em meados de 1996. Aproximadamente 800 helicópteros desse modelo já foram entregues. Sua gama de funções abrange desde missões de busca e salvamento e trabalho policial a cursos de treinamento de piloto. O sucesso do EC135 e sua posição de liderança mundial entre a mais recente geração de helicópteros biturbinas para serviços de polícia e de salvamento aéreo se devem à alta tecnologia empregada e à confiança depositada por mais de 163 clientes em 37 países.

Fonte: Aviação Brasil - Foto: Stahlkocher (Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário