quinta-feira, 9 de abril de 2009

Estudos definem a construção do Aeroporto de Três Lagoas (MS)

Empresa realiza Estudo de Impacto Ambiental para Licença Prévia do Aeroporto Municipal

Foi viabilizado estudos sobre impacto ambiental para construção do Aeroporto Municipal. Está em andamento, por meio de empresa especializada, (EIA-RIMA) o Estudo de Impacto Ambiental com finalidade de obtenção de (LP) Licença Prévia para o Aeroporto Municipal Plínio Alarcon. A contratação do serviço foi publicada no diário oficial do Município na edição do último sábado 04 de abril, através do Extrato de Contrato de Execução de Obras assinado pela Prefeitura e a empresa DMB Construtora e Consultoria Técnica LTDA. O valor da contratação dos serviços é de R$ 149 mil.

Segundo o engenheiro civil e diretor da DMB, Mário Cesar Borges, o estudo e o relatório de impacto ambiental são exigências da legislação ambiental e da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária) para aeroportos que irão operar com vôos comerciais, onde há terminal de embarque de passageiros e venda de passagens, operados por companhias aéreas. Ele disse que o local ainda opera como aeródromo. Após liberação da licença prévia, com a aprovação do estudo de impacto ambiental, o local passa a funcionar como aeroporto.

O engenheiro afirma que os principais componentes do estudo, são os levantamento do meio biológico, vegetação, arqueologia, geologia, qualidade do ar e ruídos. O diretor informou que uma equipe técnica da empresa já está no Aeroporto executando o levantamento para os estudos.

Audiência pública

De acordo com o diretor da DMB o estudo tem um período de seis meses. Além disso, ele informa que está inserida na programação uma audiência pública sobre a Licença Prévia do Aeroporto Municipal. Conforme informa Borges a audiência pública conta com a comunidade para participar da discussão do empreendimento, na qual serão expostos os estudos e o relatório de impacto ambiental. “É uma oportunidade para a população obter informações a respeito e opinar sobre a liberação do Aeroporto”, informou.

A data da audiência ainda será definida e será realizada pela Prefeitura e a empresa DMB, com a participação da SEMAC/IMASUL (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia / Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Fonte: Jornal Dia a Dia - Foto: hojems.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário